Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas foram diagnosticadas com um transtorno mental, aproximadamente 10% de toda a população mundial. Apenas no primeiro ano de pandemia, as prevalências de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% no mundo.
Esse panorama é realmente preocupante, considerando que os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade e que pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral.
Psicofobia é o termo que se refere ao estigma, discriminação e violações de direitos humanos contra pessoas com problemas de saúde mental. Infelizmente, essas atitudes são comuns em comunidades e sistemas de atenção em todos os lugares.
A psicofobia impacta diretamente na vida de um padecente de doença mental, pois pode impedir o acesso ao tratamento, gerando graves complicações de saúde e até mesmo levar ao suicídio.
É preciso dar voz àqueles que sofrem e conscientizar a sociedade. Assim, mais pessoas podem sentir-se acolhidas ao buscar ajuda para cuidarem de sua saúde mental.
Referências:
- Organização Panamericana de Saúde – https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao
- Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP: https://www.psicofobia.com.br/?gclid=CjwKCAjwv8qkBhAnEiwAkY-ahpG5UQA5uFGuhTn-WOXVhJ25cUrPxrq53TBzA3iBeLrS5xtEFR6gmhoCAWoQAvD_BwE
- World Health Organization – https://www.who.int/news/item/02-03-2022-covid-19-pandemic-triggers-25-increase-in-prevalence-of-anxiety-and-depression-worldwide