Atestado de animal de suporte emocional para viagem
Antes da viagem, faça sua avaliação de saúde mental com profissional habilitado!
Se precisar de companhia para viajar devido à alguma condição de saúde mental, dependendo do destino da viagem, é possível levar seu animal de suporte emocional na cabine do avião.
Consulta acolhedora
Acesso direto à psiquiatra
Benefícios de um animal de suporte emocional
Apoio e conforto emocional
Alívio de sintomas psicológicos
Perguntas Frequentes
O que é um animal de suporte emocional?
É um animal que oferece benefício terapêutico para pessoas com transtornos mentais como depressão, ansiedade, fobias, TEPT entre outros [1,2].
O que é um atestado de animal de apoio emocional?
É um documento emitido por psiquiatra que certifica o paciente requer a presença do animal como apoio emocional para viagens e acomodações como forma de aliviar/ evitar agravamento de sintomas de algum transtorno mental.
Para que serve o atestado de animal de suporte emocional?
Viagens aéreas – algumas agências aéreas permitem que cachorros e gatos de apoio emocional viajem na cabine com seus tutores.
Acesso à acomodações – com a apresentação desse atestado é possível acesso à algumas acomodações que normalmente não aceitariam esse tipo de animal.
Quem tem direito ao animal de apoio emocional para viagens?
Pessoas com transtornos mentais. Por exemplo, ansiedade, depressão, TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) etc.
Qual a diferença entre animal de suporte emocional e um...
Animal de serviço: qualquer cão que foi individualmente treinado para realizar tarefas em benefício de uma pessoa com deficiência (física, sensorial, psiquiátrica ou intelectual). Exemplos: cão-guia, cão de assistência à convulsões, cão-ouvinte, cão de serviço psiquiátrico [1,2].
Animais terapêuticos: fazem parte do processo de tratamento. Recebem treinamento extensivo para lidar com diferentes tipos de pessoas e não para realizar tarefas específicas para um indivíduo. Geralmente, trabalham em hospitais, clínicas de saúde mental, escolas e outras instituições para ajudar a melhorar o funcionamento físico, social, emocional e cognitivo dos indivíduos [1].
Animais de conforto: trabalham em situações em que o nível de estresse é alto. Eles oferecem uma distração relaxante para as pessoas impactadas por um desastre ou uma emergência [1].
Animal de estimação: não necessariamente fornecem benefícios terapêuticos para seus donos. Qualquer pessoa pode ter um animal de estimação independentemente de deficiência ou transtorno mental. Embora os animais de estimação possam prover uma variedade de benefícios para seus donos, esse não é o “trabalho” deles [2].
Quais animais podem ser considerados de apoio emocional?
Embora cães e gatos sejam os mais comuns, qualquer animal doméstico de pequeno porte pode ser considerado um animal de suporte emocional (coelhos, roedores, mini porcos, pássaros etc). No entanto, eles não podem ser ferozes ou peçonhentos, nem causar incômodos nos espaços públicos [2].
Posso levar meu animal de apoio emocional a qualquer lugar?
O atestado de animal de suporte emocional não garante acesso a todos os locais públicos. Antes de levar seu animal de suporte emocional consigo, você precisa verificar as políticas específicas de cada local e companhia aérea [2].
Dra. Gabriella: médica capacitada para fazer avaliação psiquiátrica completa
A Dra. Gabriella Monteiro tem expertise em avaliação psiquiátrica e manejo de condições de saúde mental. Com uma abordagem minuciosa e empática, a Dra. Gabriella realiza avaliações abrangentes sempre com uma escuta acolhedora.
Durante a consulta, será investigada a presença de possíveis transtornos mentais. Se necessário, serão propostos tratamentos específicos e, se houver indicação, será fornecido atestado para animal de suporte emocional como ferramenta de apoio durante o tratamento em saúde mental.
Referências
- Americans with Disabilities Act (ADA). Service Animal or Emotional Support Animal: What’s the Difference?. Disponível em: https://adata.org/service-animal-resource-hub/differences. Acesso em 22 de dezembro de 2024.
- UMass Chan Medical School. Emotional Support Animals: The Basics. Disponível em: https://www.umassmed.edu/TransitionsACR/resources/emotional-support-animals-101/. Acesso em 22 de dezembro de 2024.
- LATAM Airlines. Animais de assistência. Disponível em: https://www.latamairlines.com/br/pt/experiencia/prepare-sua-viagem/bem-estar/animais-assistencia. Acesso em 22 de dezembro de 2024.
- Martins, R. Animais de apoio emocional. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/animais-de-apoio-emocional/2239834201. Acesso em 22 de dezembro de 2024.
- Conselho Federal de Medicina (CFM). APM aborda terapias complementares no tratamento de reabilitação. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/noticias/apm-aborda-terapias-complementares-no-tratamento-de-reabilitacao. Acesso em 26 de dezemvro de 2024.